Nós conhecemos bem a importância do marketing escolar para as redes privadas de ensino. Em tempos difíceis, de grande migração dos alunos para a rede pública, uma ferramenta de marketing escolar pode fazer toda a diferença. Muitas instituições já apostam na tecnologia para impulsionar o ciclo de matrículas, definir indicadores claros que auxiliam na definição de metas, desenhar estratégias mais eficazes e blindar-se da concorrência.

Mas se você ainda não está convencido da necessidade de uma ferramenta de marketing escolar, ou ainda não está familiarizado com o tema, reunimos 7 benefícios que irão lhe ajudar a entender a necessidade de profissionalizar o marketing da sua escola.

ferramenta de marketing escolar

Os benefícios de uma ferramenta de marketing escolar

  1. Tomada de decisões baseadas em evidências:

    Chega de achismos! Um dos principais benefícios de uma ferramenta de marketing escolar é a entrega de informações inteligentes para a tomada de decisões de alto impacto. Hoje, diversas ferramentas (como o GeoEscola) entregam análises muito precisas de dados que podem ajudar a evolução pedagógica e estratégica de uma escola, como informações sobre o fluxo migratório, participação de mercado, evolução de desempenho em avaliações em larga escala e diagnósticos pedagógicos.

  2. Tempo é dinheiro:

    As ferramentas de marketing escolar têm outra vantagem imensurável, o ganho de tempo. Com a automação de algumas atividades, que antes eram feitas manualmente, as ferramentas passam a ser também um modo de poupar dinheiro, e energia da sua equipe, que pode focar os esforços em implementar as ações necessárias para, por exemplo, aumentar os resultados em captação de alunos.

  3. Redução de custos:

    Como os insights oferecidos pelas ferramentas de marketing escolar é possível otimizar gastos e reduzir custos. Com um planejamento baseado em evidência e feito a longo prazo é muito mais fácil fazer investimentos assertivos, que trazem melhores resultados. Por exemplo, por que fazer um anúncio publicitário em um bairro que não tem alunos em idade escolar, se eu posso descobrir em quais bairros moram mais alunos na faixa etária do segmento que minha escola atende e que têm os requisitos financeiros necessários para pagar o serviço que minha escola oferece?

  4. Informações confiáveis:

    Outro ponto positivo é a confiabilidade das informações que, em geral, são obtidas através de dados públicos ou dados gerados dentro da própria instituição com a aplicação de exames ou acesso ao banco de dados da escola. As ferramentas também garantem a atualização constante das informações e uma interface amigável para acesso, frequentemente online.

  5. Mensuração:

    É possível medir tudo. Com o passar dos anos, a escola terá indicadores claros do seu desempenho pedagógico e estratégico – será possível, ano a ano, medir a “saúde da escola” e tomar as medidas necessárias. A maior parte das ferramentas consegue mensurar desde quantos professores interagiram com a aplicação em um dia/mês/ano, até quantos alunos você perdeu para uma determinada escola em um período específico. Medir tudo significa conseguir identificar as melhores práticas, gerar melhores resultados e fazer análises criteriosas de retorno sobre o investimento (ROI).

  6. Identificação de oportunidades:

    Ataque suas fraquezas. A maior oportunidade de marketing é sempre melhorar o que você já está fazendo. Planeje as melhorias (estruturais, pedagógicas e estratégicas) a partir do impacto que elas terão no desempenho da escola e, consequentemente, na captação e retenção de alunos. O mercado de tecnologia da educação já oferece ferramentas que conseguem detalhar precisamente os pontos fortes e fracos de uma escola, auxiliando a gestão escolar na identificação de riscos e oportunidades.

  7. Otimizar e maximiza os resultados da sua escola:

    Uma ferramenta de marketing escolar é uma poderosa aliada da otimização de resultados. Com o uso delas é possível ter uma visão completa do seu potencial usando critérios como renda, faixa etária, perfil de consumo, estilo de vida, etc. Além de informações sobre potencial de mercado, caracterização do entorno da escola, distribuição geográfica dos alunos ou mesmo dados mais pedagógicos como a competência de mais destaque no Enem. O compilado dos dados faz com que você saiba o que dizer e onde dizer, captando mais e melhor.

Que conhecer duas poderosas ferramentas de marketing escolar?

GeoEscola: primeira ferramenta de geomarketing para o mercado educacional.  A plataforma integra diversas bases de dados públicas em um mapa do Google Maps, no qual é possível visualizar, de forma intuitiva, uma série  de indicadores relevantes para a gestão de instituições de ensino.

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Módulo Enem: ferramenta que reúne todos os dados oficiais do Enem desde 2009 com análises pedagógicas completa. Com ela é possível criar grupos de comparação para contextualizar resultados, utilizar as vantagens competitivas da escola para a captação de alunos e trabalhar as desvantagens no planejamento pedagógico.

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Leia também: Guia completo de marketing educacional para captação de alunos 

 

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