O mercado de educação está cada vez mais competitivo. Você, gestor, mantenedor ou analista de marketing, sabe quais ferramentas, técnicas e estratégias são instrumentos para captar alunos? Reunimos 21 ideias, algumas bastante inovadoras, para ampliar as ações de marketing da sua instituição e conquistar mais matrículas.

Captar alunos na prática

Ferramentas

CRM

Para um processo de captação mais eficiente é necessário o uso de uma ferramenta de CRM educacional.  Essencial para organizar as ações de captação, ela faz parte de um sistema de gestão escolar e é usada para controlar o relacionamento com interessados pela sua escola. Usando o CRM é possível cadastrar um contato e criar uma ficha online com as informações mais importantes, além de registrar as interações que foram feitas durante esse processo. A chance de você perder uma matrícula por falta de acompanhamento é quase zero.

Dados e evidências

Use dados e evidências para absolutamente tudo. De tomar decisões simples até a apresentação de desempenho da sua escola nas avaliações externas. Já existem tecnologias de dados que podem lhe ajudar a prever a probabilidade de um aluno se matricular na sua instituição ou mostrar qual escola mais roubou alunos da sua.

Seletividade

Se sua escola já está consolida no mercado, talvez seja a hora de criar desejo por meio da exclusividade. Torne o processo seletivo um pouco mais “cruel” e faça com que sua escola seja requisitada.

Espaços surpreendentes

Reforce suas instalações para atrair mais pais e alunos. Faça reformas nos banheiros, adquira aparelhos tecnológicos modernos e crie bons espaços para socialização. Invista em arquitetos especializados em projetos para escolas e crie espaços que serão chamariz para captar alunos.

Alunos embaixadores

Algumas escolas já usam seus alunos para recrutar matrículas para o ensino médio. Eles postam panfletos e anúncios nas redes sociais e organizam reuniões com colegas para falar sobre a instituição.

Telefonemas

Em um mundo de interações online, vale investir em abordagens mais humanizadas. Que tal o diretor ou coordenador pedagógico ligar para um pai que ainda está indeciso e trocar uma ideia? Não funciona para todos, mas alguns ficam impressionados com o toque pessoal.

Brindes

O Instituto de Tecnologia de Illinois  anunciou que daria iPads gratuitos da Apple para todos os recém-chegados da graduação, a ação funcionou muito bem. Pense no que é importante para o seu público e ofereça recompensas por eles estudarem com você.

Parcerias

Escolas estão fazendo parcerias com empresas para trazer novos estudantes.

Na internet

Site feito para celular

O site da sua escola precisa ser “responsivo”, ou seja, funcionar perfeitamente em dispositivos móveis, facilitando a navegação. Lembre-se: boa parte dos acessos à internet vem dos celulares, você precisa estar preparado para eles.

Aplicativos móveis

Além dos sites responsivos, algumas escolas deram um passo além e criaram aplicativos para celulares que pais e alunos podem usar para explorar sua escola.

Vídeos virais

Pegue carona nos virais e memes para incentivar que seus alunos compartilhem seus conteúdos de vídeos e ajudem a trazer novos alunos.

Smartphone do bem

Encoraje os alunos a registrem os momentos e compartilharem em suas redes sociais com uma tag da escola. Isso ajuda na disseminação da cultura acadêmica e atinge outros jovens em idade escolar. Não esqueça de pedir autorização aos pais.

Blog dos alunos

Aproveite um espaço do seu site para criar um blog comandado por alunos. Lá eles podem compartilhar as experiências de aprendizagem, levantar discussões sociais importantes, postar agenda de atividades e o que mais for pertinente para mostrar o trabalho pedagógico e social desenvolvido na escola, pela perspectiva dos estudantes.

Apresentando atividades

As mídias sociais são um ótimo lugar para compartilhar o “estilo de vida” da escola,  incluindo eventos e atividades que os alunos em potencial podem desfrutar.

Conexões individuais

As mídias sociais são um ótimo lugar para compartilhar o “estilo de vida” da escola,  incluindo eventos e atividades que os alunos em potencial podem desfrutar.

Pesquisa patrocinada

Busque por profissionais que entendam de Google AdWords e tenha certeza que os pais encontram o nome da sua escola quando fazem pesquisas online.

Podcasts

Crie e compartilhe uma série de podcasts que falem sobre tudo que a sua escola tem a oferecer. Estrutura, grade horária, desempenho em vestibulares, atividades extras. O conteúdo em áudio facilita e pode ser consumido em qualquer lugar: na academia ou no carro, por exemplo. Isso pode ser um enorme diferencial para os “pais sem tempo”.

Tour virtual para pais

Ainda falando sobre os “pais sem tempo”, crie um tour virtual da sua escola para que responsável e aluno possam entender um pouco da sua instituição, antes mesmo de marcar uma visita. Essa ferramenta costuma funcionar como um decisor no fechamento da matrícula.

Passeios interativos de videogame:

Na Universidade DePauw (EUA), os alunos já podem fazer um tour pelas instalações da campus através de um videogame. Que tal gamificar a visita da sua escola? Não esqueça que alunos, sobretudo do ensino médio, também são decisores na hora do fechamento da matrícula.

Webinar

Conversas em vídeos sempre funcionam bem. Você pode marcar um horário, por exemplo, para apresentar a um grupo de pais interessados os professores de um ciclo, falar sobre currículo, experiências, abrir para dúvidas etc.

Destacando ex-alunos

Use canais onlines, como Facebook e Instagram, para falar de ex-alunos que estão chamando a atenção por aí, seja por entrarem em faculdades renomadas ou por projetos que estão desenvolvendo. Isso gera credibilidade!

Nós já sabemos que cada escola é um mundo a parte, então, escolha as estratégias que mais fazem sentido para você, coloque-as em prática e nos conte os resultados.

 

Compartilhe

Acompanhe a Tuneduc nas redes

Leia mais no blog
  • Enviaremos um email para agendarmos o horário mais conveniente para você