Cada escola é um mundo à parte e, você, melhor do que ninguém, conhece os canais mais efetivos com a sua comunidade e a realidade da sua escola quando o assunto é captar mais alunos. Em um mercado cada vez mais desafiador, recursos para captação reduzidos e salas de aulas vazias, é preciso inovar.

Neste posts, você vai aprender técnicas inovadoras para cinco práticas simples, inteligentes e de baixo custo para captar mais alunos para sua escola.

Quer captar mais alunos?

  • PLACAS/FAIXAS/BANNERS/CARTAZES 

Com alguns dados básicos sobre a renda e posição geográfica do seu público-alvo (pais e alunos), já é possível fazer comunicações visuais em locais de grande tráfego dessa comunidade como, por exemplo, shoppings, supermercados e comércio regional em geral, e captar mais alunos potenciais.

Lembre-se que comunicar-se com seus alunos também é importante para ter altas taxas de rematrícula.

Utilize faixas e cartazes na própria escola, de preferência em local visível para os pais, comunicando eventos internos, aprovações em universidades e outras vantagens da sua instituição.

Dica: vale uma pesquisa para conhecer os três bairros próximos com maior proporção de crianças/jovens em idade escolar, que atendam o poder aquisitivo do seu serviço, e investir em divulgação nessas localidades. A plataforma do GeoEscola condensa esses dados e os apresenta em relatórios. Em municípios menores, muitas vezes os alunos deslocam-se entre cidades para estudar. Nesses casos, mapeie também as cidades próximas.

captar mais alunos

  • CONVÊNIOS

Com empresas e outras escolas da região.

Dica: Busque escolas que atendam o segmento anterior ao da sua e que tenham identidade pedagógica aproximada. Negocie a garantia de vaga e benefícios para a continuidade nos segmentos seguintes na sua instituição.

Outra dica importante é que as mamães preferem que os filhos estudem próximos ao seu trabalho, invista forte nos convênios com empresas e ofereça serviços que facilitem o dia a dia delas, como van escolar e atividades no contraturno, por exemplo.

  • REDES SOCIAIS 

Pensando em conversar com pais e alunos? As redes sociais são ótimas ferramentas de relacionamento. Além de fidelizar os já clientes e garantir a retenção, é um ótimo instrumento para captar mais alunos. Construa páginas atrativas, fortaleça os posicionamentos da escolas, o projeto pedagógico e os seus pontos fortes.

Dica: Sabendo quais regiões no entorno da escola são interessantes para captação de alunos, você pode fazer anúncios nas redes sociais com direcionamento geográfico. Os anúncios em redes sociais também podem ser segmentados por sexo, status de relacionamento, status educacional, idade, idioma, filhos em idade escolar e interesses gerais.

Leia também: Redes sociais para escolas e outras ferramentas


  • SITE INSTITUCIONAL 

Não há como negar o quanto um site institucional é indispensável em tempos de ascensão digital. É por meio dele que os futuros clientes irão encontrar informações pedagógicas, história, missão, visão e valores da sua escola.

Dica: hoje já existem ferramentas que criam sites de maneira rápida e muito barata, como o Wix.com.

Lembre-se que esse canal deve ter a apresentação dos telefones, e-mails, endereços e qualquer outra forma de contato.

  • BOCA-A-BOCA

O boca-a-boca continua sendo uma importante ferramenta: faça com que professores, pais e alunos trabalhem em favor da sua escola no mundo off e online, propagando boas iniciativas e compartilhando feedbacks positivo sobre a escola.

Evite a visão de túnel, quando os colaboradores e alunos dominam apenas atividades ligadas à sua série ou segmento – envolva professores e alunos em projetos inspiradores da escola.

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