Como você já deve ter observado, falamos bastante de marketing para escolas aqui no blog. E isso tem uma razão: durante o último ano, observamos o quanto essa disciplina ainda é tratada com trivialidade pelas escolas, mesmo quando elas já dominam os desafios específicos de trabalhar com pais e alunos.

Dentre os muitos mitos desconstruídos por aqui em 2017, ainda é necessário reforçar que marketing  para escolas não se trata apenas de “organizar um evento” ou “produzir um panfleto”. Marketing exige levantamento de dados, pesquisa, planejamento, ações de comunicação, utilizando diversos métodos para transformar o diagnóstico obtido em ações que gerem novas matrículas.  

Com o avanço das mídias digitais, as escolas precisam de destaque para atrair pais e estudantes. Como você garante que sua escola seja considerada? O que você diz aos pais que perguntam por que eles devem escolher sua escola? Como você os convence de que pode fazer o que diz que faz?

Um modelo simples para começar a pensar em técnicas de captação de alunos é o Ciclo de Marketing para escolas. Esta é uma visão geral e simples dos processos necessários para realmente “saber vender o peixe” da sua escola.

Etapas do ciclo de marketing para escolas

marketing para escolas

Pesquisa de mercado

A primeira iniciativa é identificar seu público-alvo. Quem são eles (pais e alunos), onde vivem, qual a renda familiar e o que esperam de uma escola são, por exemplo, algumas das perguntas que você e sua equipe devem saber responder sobre o público. Entrevistas, pesquisas de clima institucional dentro da sua instituição, análise de dados e pesquisas formais, inclusive com antigos e atuais pais e alunos. Essas ferramentas vão ajudar a confirmar ou desmistificar “achismos” e “certezas” dos gestores antes de começar a planejar as ações.

Identificação de forças e fraquezas

Conhecer as limitações da sua escola é importante e indispensável, mas o que vai fazer você vender a imagem da sua instituições são os diferenciais competitivos. Faça uma lista com tudo que você tem de bom, ruim e compare com os concorrentes: saber onde você ganha ou perde faz toda a diferença em um discurso de captação de matrículas. No “Guia de Marketing Educacional para Captação de Alunos”, nós detalhamos o uso da matriz SWOT para facilitar esse diagnóstico. Você pode baixar o livro gratuitamente.

Fortalecimento de identidade

Nesta etapa, você precisa listar os valores éticos e modelo de ensino da sua instituição. Tente resumir a missão que pretende desempenhar com os alunos em algumas palavras-chave. Esqueça das questões muito conceituais e foque no que acredita e aplica diariamente. O discurso dos colaboradores (diretores, coordenadores, professores), o site da escola, materiais impressos e a presença nas redes sociais devem disseminar esses conceitos. Uma identidade forte e bem definida passa segurança e credibilidade e amplifica o poder da mensagem, quando ela é consistente em diferentes canais.

Levantamento de evidências

Escolher uma escola é uma das decisões mais importantes na vida dos pais, portanto tenha a certeza que sua escola não vai ser escolhida apenas por ter um bom slogan ou um site amável. É preciso construir reputação! O uso de evidências é a melhor e mais certeira saída. Divulgue dados de desempenho da instituição em avaliações externas, como o Enem, a formação dos professores, resultados em olimpíadas disciplinares, vestibulares e demais eventos que podem ser mensurados e comparados.

Mídia e engajamento 

Uma vez que histórias de sucesso, dados e evidências positivas são reunidas é hora de mostrar para o mundo. Use técnicas de publicidade, mídias sociais, assessoria de imprensa, mídia offline e tudo mais que estiver ao seu alcance para evidenciar seus diferenciais. Utilize mais histórias e dados que humanizem as políticas e práticas de ensino da sua escola.

Gerenciamento de relacionamento

O último passo é um apanhado de tudo que você fez até agora: é aqui que se mapeia como você vai levar os pais que demonstraram algum interesse pela escola, durante todo esse processo, até a matrícula de fato. Criar um fluxo e manter contato com os pais é essencial na tomada de decisão. Planeje todas as etapas anteriores sempre pensando em estreitar seu relacionamento.

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