A avaliação do Enem é feita a partir de competências e habilidades que compõem a matriz do exame. Por isso, a escolha de educar a partir dessa perspectiva aumenta a responsabilidade das instituições de ensino na organização dos currículos (já que uma competência pode ser desenvolvida desde a educação infantil) e das metodologias que propiciam a ampliação de capacidades como resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar decisões.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), competências são as modalidades da inteligência que usamos para estabelecer relações entre o que desejamos conhecer. Já as habilidades são competências adquiridas e estão ligadas ao “saber fazer”.

O que são competências e habilidades?

O que são competências?

Em educação, o conceito de competência surge como uma alternativa para capacidade, aptidão, potencial ou conhecimento. É a competência que permite aos alunos enfrentar um conjunto de tarefas e de situações educativas. Nesse sentido, a competência se torna uma construção pessoal, singular e específica que se manifesta pela adequação de um indivíduo a uma situação. A competência é observada quando, perante uma circunstância, o aluno é capaz de mobilizar adequadamente diversos conhecimentos prévios para buscar uma resposta viável.

Em resumo, a competência é uma combinação de conhecimentos, motivações, valores, atitudes e emoções (e outros ingredientes de carácter social e comportamental) que podem ser mobilizados para gerar uma ação eficaz, em um contexto específico.

Em situações de ensino-aprendizagem, o indivíduo aprende a identificar e a descobrir conhecimentos, mobilizá-los de forma contextualizada e propor resolução de situações-problema.

São competências do Enem:

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O que são habilidades?

As habilidades conversam diretamente com as competências, uma é unidade da outra. O “saber fazer” (habilidade) associado ao “conhecer” (conhecimentos) formam a ideia de competência. Ou seja, a habilidade é a aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma situação complexa.

Em resumo, uma habilidade é a possibilidade de um indivíduo concretizar algo, seja isso uma operação matemática, uma interpretação de texto ou um desenho. Assim, para que uma habilidade seja posta em prática, é preciso ofertar situações de aprendizagem que proporcionem desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Um indivíduo nas séries iniciais vai aprender a ler e a escrever. Quando ele domina esse processo, podemos falar que ele apresenta as habilidades de ler e escrever. O importante é que com essas habilidades ele alcance a compreensão de um texto a partir de sua leitura.

São habilidades do Enem:

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Toda habilidade é estruturada por um verbo (tarefa cognitiva), um conteúdo e um contexto. Vejamos alguns exemplos:

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Leia também: O que é TRI e como é calculada a nota Enem

 

 

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