A Tuneduc reconhece a importância do Enem na vida de alunos e escolas. Por isso, criamos um guia didático que busca promover o conhecimento da estrutura de uma redação nota 1000.

Todos os ingredientes para que os candidatos alcancem a pontuação máxima na redação estão nesse guia que destrincha as habilidades e competência necessárias, além de trazer exemplos de textos que obtiveram pontuação máxima na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.

Matriz de referência para uma redação nota 1000

Competência 1:  domínio da norma padrão
  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
Competência 2: domínio de texto dissertativo-argumentativo
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: estruturação de um ponto de vista
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: domínio dos mecanismos linguísticos
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: proposta de intervenção
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Exemplo de redação nota 1000

Esta redação recebeu a pontuação 1000 – nota máxima – na edição 2016. Ela cumpriu todas as exigências relativas às cinco competências. O texto abaixo contempla uma proposta de intervenção (Competência 5), coesão, coerência, informatividade, sequenciação, entre outras (Competências 2, 3 e 4); e demonstra domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa (Competência 1).

Baixe o material completo com mais 9 exemplos.

 

Compartilhe
  • Enviaremos um email para agendarmos o horário mais conveniente para você