Para aumentar a compreensão das Competências Gerais da BNCC e entender  como elas progridem ao longo da Educação Básica, o Movimento pela Base e o Center for Curriculum Redesign criaram o documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular” com  o objetivo de apoiar redes, escolas e professores.

Dimensões e desenvolvimento

O material foi desenvolvido com a intenção de orientar a inserção das 10 Competências Gerais da BNCC, em currículos, práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos de avaliação da aprendizagem. Ele detalha as dimensões e sub-dimensões que compõem cada uma das 10 competências, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

As Competências Gerais integram o capítulo introdutório da Base Nacional Comum Curricular e foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

Ainda que as Competências Gerais sejam válidas para toda a Educação Básica, a sua progressão para o Ensino Médio deverá ser revista quando da homologação da BNCC para esta última etapa, prevista para acontecer ao longo de 2018.

A publicação está disponível para consulta, reprodução e contribuições da sociedade, a fim de que seja constantemente aprimorada.

As 10 competências gerais da BNCC

  1. Conhecimento;
  2. Pensamento científico, crítico e criativo;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Cultura digital;
  6. Trabalho e projeto de vida;
  7. Argumentação;
  8. Autoconhecimento e autocuidado;
  9. Empatia e cooperação;
  10. Responsabilidade e cidadania.

Com informações do Porvir.

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