A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) iniciou as ações para a implantação da Foco Aprendizagem PI, uma plataforma online capaz de reunir, organizar e articular todos os dados relacionados à aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino do Piauí.

A ferramenta está sendo elaborada pela Tuneduc, em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Lemann e Seduc.  Nesta quinta-feira (05), o Superintendente de Gestão, Helder Jacobina, juntamente com o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, representantes das unidades de planejamento, de tecnologia da informação, gerências de ensino e comunicação, receberam membros das instituições parceiras para tratar dos processos de implantação da plataforma.

Foco Aprendizagem

Para Helder Jacobina a ferramenta chega ao Piauí com o objetivo de reunir todos os dados da educação no estado e a partir disso fazer um diagnóstico, identificar as possíveis deficiências no aprendizado dos estudantes e elaborar métodos para resolver esses problemas.

“É de suma importância trabalhar os dados educacionais do estado, com vistas para a elaboração de estratégias que norteiem o nosso trabalho e melhorem cada vez mais a educação no Piauí”, disse.

O Superintendente de Ensino Superior da Seduc e diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea), Ellen Gera enfatiza que, mais do que uma organização de dados, a Foco Aprendizagem será uma ação formativa com apoio tecnológico. “Os dados serão uma base para a formação do professor e da gestão escolar como um todo, é importante que eles se reconheçam a partir desse diagnóstico. A Seduc fará formações e oficinas para munir esses profissionais com informações e, consequentemente, melhorar os índices educacionais do estado”, afirmou.

A plataforma Foco Aprendizagem está em processo de elaboração e tem o lançamento previsto para o início do mês de maio. Dentro do cronograma de ações, a iniciativa prevê a formação de grupos de trabalho, capacitação de professores para que os objetivos sejam alcançados juntos às gerências de educação, escola e aluno.

Com informações da Secretária de Estado de Educação do Piauí.

Compartilhe

Acompanhe a Tuneduc nas redes

Leia mais no blog