A Tuneduc tem trabalhado em iniciativas para empoderar pessoas com evidências, auxiliando a tomada de decisões em educação. Nesse audacioso projeto de transformação, desenvolvemos plataformas de gestão para o setor público, que chancelam nosso compromisso com impacto social no Brasil. Agora, chegamos em Pernambuco com o Foco Educação PE.

Foco Educação PE

A Secretaria de Educação do Estado (SAEE) lançou no dia 29 de agosto a plataforma online Foco Educação PE, iniciativa que tem como objetivo reunir, organizar e articular os diferentes tipos de dados da rede de Educação do Estado de Pernambuco. Para o evento foram convidados os 16 gerentes das Gerências Regionais de Educação (GREs). A ferramenta foi elaborada pelo Tuneduc, em parceria com o Instituto Unibanco, Itaú BBA e Fundação Lemann.

A plataforma foi desenvolvida a partir de um projeto implantado em São Paulo. Após quase um ano de testes, alguns ajustes e adaptações à nossa realidade, a ferramenta está disponível para todos os servidores da Educação que tiver interesse. A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, contou que a ferramenta deve ser vista como uma forma de identificar possíveis lacunas no aprendizado do estudante e elaborar métodos de driblar isso. “A ideia é que a ferramenta possa trazer novos caminhos para o professor, gestor e formador, melhorar a educação de Pernambuco. É por onde conseguiremos ter educação de qualidade com excelência”, comenta.

Para Severino Andrade, secretário executivo de Planejamento e Coordenação, a plataforma veio para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela SEE. “Poucos Estados têm tanto cuidado com dados educacionais como nós temos. Pernambuco tem uma estratégia consolidada nesse sentido, costumamos acompanhar os índices e sempre buscamos formas de melhorar o nosso trabalho”, afirmou.

No Foco Educação PE é possível ter acesso ao resultado do IDEPE e evolução histórica dos resultados do SAEPE.  Permite também analisar os resultados na versão individual e comparativa de Escolas, Regionais e Secretaria. No painel do SAEPE é possível verificar lacunas de aprendizagem em descritores de Língua Portuguesa e Matemática, avaliadas conforme a matriz de referência do exame. Já no painel do IDEPE, os dados estão detalhados por fluxo, desempenho e metas.

O projeto não está finalizado, um novo módulo será adicionado à ferramenta em breve. Nele, será possível medir o impacto de algumas ações realizadas na escola no IDEPE seguinte. Dessa forma, a escola tem a liberdade de planejar e construir diversas ações visando a melhoria dos resultados da unidade de ensino.

Para acessar a ferramenta é preciso entrar no portal foco.educacao.pe.gov.br/login. Se for o primeiro acesso, basta inserir o número da matrícula que está cadastrada no Sistema de Informação de Educação de Pernambuco (SIEPE) e realizar o procedimento de cadastro do usuário. Caso já tenha feito esse processo, basta acessar com o e-mail e senha cadastrados.

Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado (SAEE).

Compartilhe

Acompanhe a Tuneduc nas redes

Leia mais no blog