Conheça as principais métricas de mídias sociais para acompanhar as estratégias de marketing digital da sua escola

O mercado de educação está cada vez mais competitivo. Você, gestor, mantenedor ou profissional de marketing, sabe que garantir presença no meio digital é fundamental para captar alunos e manter uma boa reputação do seu colégio para o público em geral. Para isso, as métricas de redes sociais para escolas são fundamentais.

Porém, não basta apenas criar uma Fanpage no Facebook e compartilhar conteúdos sem um propósito. É preciso medir os resultados para entender se o público da sua escola aceita e entende o que você propõe enquanto posicionamento digital e se o valor investido em cada publicação está com retorno compatível ao esperado.

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Por definição, as métricas são formas de mensuração que permitem saber se a estratégia de marketing digital da sua escola está alcançando os resultados esperados. A seguir, você será capaz de entender métricas das principais mídias sociais.

Métricas para escolas no Facebook

Curtidas: apresenta o número total de pessoas que curtiram sua página, de maneira espontânea ou por mídia paga.

Alcance: é o número de pessoas que visualizaram qualquer postagem que você tenha feito em determinado período de tempo – seja vídeo, fotos, textos, gifs, etc.

Engajamento: aqui é revelado quantas pessoas se envolveram com a sua publicação, por meio de reações, comentários e compartilhamento de posts. Para medir a sua taxa de engajamento, basta dividir o número de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) pelo alcance (número de impressões). Você terá o percentual dos impactados pela publicação que interagiram com ela.

Impressões: é o número de vezes que uma publicação é exibida para o público-alvo. Como as impressões são contadas da mesma forma para anúncios que contêm imagens ou um vídeo, não é preciso que um vídeo seja reproduzido para que a impressão seja contada.

Taxa de Cliques (CTR): é uma métrica para observar o desempenho das suas publicações. Aqui, é interessante analisar se quem visualiza seu conteúdo clica e interage com ele. Para descobrir sua taxa de cliques, divida o número de cliques que a sua publicação recebeu pelo número de impressões.

Frequência: é a quantidade média que seu anúncio foi visualizado pela mesma pessoa. Fique atento a esta informação, pois é necessário garantir que as mesmas pessoas não sejam expostas muitas vezes ao mesmo anúncio em um curto período de tempo.

Métricas para escolas no Google Analytics

Visitantes únicos: é a quantidade de pessoas que visitaram o site da sua escola, independente da quantidade de vezes.

Taxa de rejeição (Bounce Rate): mostra em porcentagem a quantidade de pessoas que acessam apenas uma página do seu site e não continuam a navegação em outras páginas.

Duração da sessão: a duração média da sessão é a duração total de todas as sessões (em segundos) / número de sessões. Apresenta o número (em minutos e segundos) que os usuários costumam permanecer no seu site.

Usuários ativos: essa métrica te informa a quantidade de pessoas que estão navegando no seu site e quais são as páginas que estão visitando, em tempo real.

Páginas mais populares: te conta quais posts conquistaram mais acessos.

Origem do tráfego: mostra de onde vem a audiência do seu site, se vieram por alguma busca orgânica ou por algum tipo de mídia paga.

Métricas para escolas no Instagram

Crescimento de seguidores: mostra o aumento de seguidores da página da sua escola em determinado período.

Descoberta: este conjunto de informações mensura quantas pessoa veem seu conteúdo e onde elas o encontraram.

Seguidores – Dias: oferece em um gráfico, quais são os dias que seus seguidores são mais ativos. Um bom insight para você entender o comportamento do seu público.

Impressões: número de visualizações do seu conteúdo.

Alcance: Quantidade de pessoas que visualizaram a sua publicação.

Métricas para escolas em e-mails marketing

Taxa de abertura: é a quantidade de pessoas que abriram a mensagem dividida pela número de pessoas que receberam. Em geral, ela indica o interesse pelo assunto do e-mail que foi enviado, já que, antes de abrir, os usuários vêem apenas a linha de assunto.

Taxa de clique: mostra quantos e-mails foram clicados comparando com quantos e-mails foram entregues. É uma boa medida para entender o interesse nos links que você listou ou pela oferta que está sendo oferecida.

Taxa de descadastro e marcação de spam: indica quantas pessoa optaram por não receber mais seus e-mails. Um bom indicativo de se os e-mails estão agradando a sua base de contatos.

 

Para sua escola alcançar bons resultados de marketing nas mídias sociais, você precisa realizar um monitoramento constante, entender o perfil do seu público, avaliar se o investimento está gerando o resultado esperado e se você está mandando a mensagem correta. Estes indicadores podem ser a chave do sucesso para sua escola.

Agora, que você já sabe um pouco mais sobre as principais métricas de mídias sociais para escolas, baixe nosso livro digital e saiba Como Monitorar sua Escola na Internet.

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