Em janeiro de 2019, a Tuneduc recebeu os professores do projeto Ensina Brasil, uma organização sem fins lucrativos que visa mobilizar talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, para um estágio de verão na empresa.

Algumas escolas que contam com professores do Ensina Brasil fazem parte de redes parceiras do projeto Foco Brasil, realizado pela Tuneduc. A plataforma Foco reúne insights relevantes a partir de dados educacionais e contribui para a criação da cultura de gestão baseada em evidências e com foco na aprendizagem dos alunos. Hoje, o projeto está presente em sete estados brasileiros.

A plataforma foi o motivo de conexão entre os Ensinas (nome o qual são chamados os professores) com a Tuneduc. Três professores do projeto passaram duas semanas no Cubo Itaú, sede da Tuneduc, oferecendo feedbacks sobre a ferramenta, entendendo como ela é desenvolvida e sugerindo melhorias de acordo com sua vivência em sala de aula.

Durante a imersão, também tivemos a presença de mais 15 professores em um workshop, no qual foram discutidos temas relacionados ao uso de evidências em sala de aula, sugestões de como melhorar a educação no sistema público e  a importância de avaliações parametrizadas.

Agora, neste especial, por meio de depoimentos dados pelos professores do projeto, você poderá entender melhor a importância de utilizar evidências na tomada de decisões e o impacto que isso causa no dia a dia da escola e no desenvolvimento dos alunos.

Relato de experiência de uso da plataforma:

“Através da plataforma Educação em Foco, eu pude identificar as habilidades do Enem que mais impactam a nota em Matemática e que os alunos da minha escola tinham baixo rendimento. Com isso, no período pré-Enem, eu identifiquei na plataforma as questões referentes a essas habilidades e planejei aulas com o objetivo de abordá-las. Os alunos, ansiosos por conteúdos e dicas práticas às vésperas da prova, se mantiveram interessados às aulas e conseguiram compreender as causas que estavam levando-os aos erros num primeiro momento, para então, aprenderem e se sentirem preparados para a prova”.

“Com as informações do PAEBES TRI disponíveis pela plataforma Educação em Foco, eu pude analisar o resultado das minhas turmas e o desempenho dos alunos nas questões da prova. Essa análise foi importante para que eu pudesse avaliar e refletir minha prática pedagógica e as metodologias adotadas para cada conteúdo, além de ter evidências sobre o nível de aprendizado de cada aluno”.

projeto ensina brasil

Thiago Junqueira é professor de Matemática na EEEM Mário Gurgel em Vila Velha (ES).

 

Veja também:

Relato de uso da Foco em Mato Grosso do Sul, por Ana Luíza Prado.

Relato de uso da Foco no Espirito Santo, por Felipe Herszenhau

Compartilhe

Acompanhe a Tuneduc nas redes

Leia mais no blog