Nos últimos posts temos conversado muito sobre técnicas de marketing educacional, redes sociais, captação e retenção de alunos.  Hoje, vamos discutir um assunto importantíssimo quando falamos em marketing escolar: relacionamento com o público da sua escola.

Relacionamento com o público da sua escola: o que fazer

Uma proposta pedagógica coerente é um ótimo atrativo, porém pais e alunos têm procurado, cada vez mais, instituições que estão alinhadas com suas filosofias de vida. Já debatemos em alguns dos nossos materiais gratuitos como usar questões pedagógicas para atrair e fidelizar alunos, então agora é hora de aprender a usar o relacionamento para transmitir o DNA da sua escola.

Ações de relacionamento têm o poder de enaltecer ou destruir uma marca. Um simples post em uma rede social pode colocar o nome da sua escola no centro das atenções, mas pelo motivo errado (posts discriminatórios, ofensivos ou polêmicos estão terminantemente proibidos). Portanto, qualquer ação de relacionamento precisa ser ponderada e ter um objetivo claro, lembrando sempre que qualquer marca tem seus advogados e seu detratores. É fundamental segmentar suas ações e conversar com cada público de maneira individualizada.

Como iniciar uma conversa

Alunos e ex-alunos: crie um vínculo de proximidade, fale em tom de igualdade e dê voz. Alunos e ex-alunos são os maiores potenciais advogados e detratores da sua escola. Uma recomendação (uma crítica também!) vinda deles vale mais do que qualquer investimento em publicidade. Cuide para que essa relação seja saudável e não demore para resolver conflitos.

– Professores e funcionários: seu corpo docente e toda a estrutura de funcionários que compõem a gestão da escola são os “representantes oficiais” da instituição. Eles são formadores de opinião para pais e alunos.Portanto, essa relação precisa ser de confiança. Abra canais (on e offline) para que a troca de ideias, resolução de conflitos e ideais da escola possam ser discutidas entre a equipe.Todos devem estar muito alinhados quanto às políticas da escola e precisam estar preparados para agir ao seu favor, quando necessário.

– Imprensa: quer ganhar espaço na mídia? Então construa relacionamento com os jornalistas. Promova encontros, debates e eventos, para discutir temas de interesse das editorias de educação e coloque seus melhores profissionais especialistas para falar. Hoje, já existem assessorias de imprensa com preços bem acessíveis que podem lhe ajudar nesta missão. Assessoria de imprensa também é um investimento de marketing.

– Formadores de opinião: profissionais renomados ou alunos youtubers – mantenha um relacionamento próximo e amigável – se possível, faça atividades escolares que contemplem essas habilidades de comunicação dos alunos. Lembre-se que o formador de opinião é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas. É na mão dele que surgem as melhores oportunidades ou se iniciam os maiores desastres para o nome da sua escola.

Aplicativo de comunicação com os pais: utilize um aplicativo de agenda digital, como o Escola em Movimento, para fidelizar a relação da instituição, corpo docente e funcionários com os pais. Envie mensagens, fotos, vídeos, comunicados, crie canais de atendimento, calendários e organize a saída dos alunos se comunicando diretamente com o smartphone do responsável.

Dica: monitorar sua escola na internet e nas redes sociais

Para construir um bom relacionamento com o público da sua escola monitore o que as pessoas (alunos, pais de alunos, professores, influenciadores, potenciais novos alunos) falam da sua instituição.

Assim, você consegue planejar ações de relacionamento para defendê-la de calúnias, gerar conteúdo relevante, medir os temas que mais engajam sua audiência e interagir com usuários que estão citando o nome da instituição.

Além, claro, de aprimorar continuamente práticas de comunicação e reavaliar ações pedagógicas.

bom relacionamento com o público da sua escola

Compartilhe

Acompanhe a Tuneduc nas redes

Leia mais no blog
  • Enviaremos um email para agendarmos o horário mais conveniente para você