No último relato de uso da plataforma Foco Brasil, você vai ler um pouco sobre a experiência do professor Felipe Herszenhau. Em seu texto, ele conta como os dados retirados da plataforma Foco ajudaram a entender e aprimorar a didática utilizada em sala de aula.

Relato de experiência de uso da plataforma:

“Cheguei na escola, com o objetivo de desenvolver habilidades de ciências da natureza com as turmas de ensino médio, e percebi que havia uma grande defasagem em matemática e português em todas as turmas. Pensei em fazer um diagnóstico das habilidades de LP e Matemática que os alunos não tinham desenvolvido e me dei conta que eu não conseguiria fazer isso dentro dos tempos que eu tinha com os alunos. As conversas com os professores que trabalharam com as turmas nos anos anteriores também não me ajudaram muito.

Ao longo deste processo de entender quais habilidades ainda não estavam desenvolvidas tive acesso às planilhas de resultado das avaliações do PAEBES (avaliação externa aplicada na rede estadual do Espírito Santo) que tem informações muito valiosas mas não estão estruturadas para análise de forma consolidada por habilidades. Depois de algumas perguntas que eu fiz à pedagoga sobre esses resultados e avaliações ela me mostrou a plataforma Foco Brasil e foi por meio dela que eu consegui evidenciar as habilidades que as turmas não tinham desenvolvido e então conversar com os professores de Matemática e LP para trabalharmos em conjunto o desenvolvimento dessas habilidades.

Além desse primeiro momento trabalhando com os resultados de LP e Matemática, a Foco também me possibilitou enxergar as habilidades de física que deveriam ser trabalhadas com os alunos ao longo do EM e que não foram evidenciadas como desenvolvidas nos últimos 3 anos. Com essa informação elaborei uma avaliação diagnóstica onde pude verificar com os alunos do 3EM que eles também não tinham desenvolvido as habilidades básicas esperadas e então consegui fazer uma correção de rota com eles”.

Felipe Herszenhau é professor da escola EE Vila Nova de Colares,em Serra (ES).


Conheça o plataforma Foco Brasil:

O projeto Foco Brasil já é realidade em São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí e Mato Grosso do Sul. Com mais de 5,5 milhões de alunos e 300 mil professores de 7 mil escolas impactados pelas soluções na rede pública. A solução permite o acesso às devolutivas externas realizadas pela rede, informações em níveis estratégicos, pedagógicos e de apoio, influenciando no rendimento do aluno e no progresso da escola.

A plataforma proporciona agrupamentos de escolas, permitindo que diretorias e regionais agrupem escolas a partir de características comuns (pedagógicas, socioeconômicas e estruturais), para construção de políticas públicas adequadas. Um painel de indicadores, em que é detalhado os componentes de desempenho e do fluxo escolar no nível escola, diretoria e rede, com simulações em diferentes cenários. Além de dados com indicadores antecedentes, que proporcionam o acompanhamento de metas pré estabelecidas ao longo do ano, facilitando o atingimento de metas.

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a Foco Brasil.

Compartilhe

Acompanhe a Tuneduc nas redes

Leia mais no blog