Conheça nesse relato a forma como o uso de dados do Enem pode ir além das finalidades pedagógicas, visando a construção de uma narrativa coerente para divulgar o trabalho que a escola realiza.

Que nós acreditamos no potencial do uso de dados para a transformação das decisões pedagógicas, isso não é novidade.

Sabemos, por experiência, que decisões tomadas com base em dados ampliam a eficácia das práticas pedagógicas. De um lado, porque elas permitem uma visão da escola como grupo. De outro, porque auxiliam no mapeamento de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da instituição.

Assim, movimentos como correção de rotas, redesenho curricular, adequação das metodologias às novas exigências, tornam-se muito mais simples. Isso acontece, porque conseguimos reconhecer os elementos que estão funcionando e aqueles que podem e precisam ser alterados. É, justamente, a clareza diante dos objetivos que faz com que tracemos planejamentos pedagógicos cada vez mais assertivos.

Isso quer dizer que, do ponto de vista pedagógico, há uma infinidade aplicações e benefícios do uso de dados. (Nós falamos um pouco mais sobre a importância do uso de dados no artigo Microdados do Enem: a importância do uso de evidências). Algumas escolas vão além disso: é o caso do Colégio Riachuelo, de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

O uso da dados do Enem para a criação de uma narrativa sólida e coerente

Utilizando-se da ferramenta Módulo Enem, a escola conseguiu realizar um acompanhamento do histórico de suas participações no exame. Além disso, tornaram-se cientes da excelente colocação da escola em 2017, tendo em vista o recorte regional das escolas privadas.

uso-de-dados-2Foi criada, então, uma ampla estratégia de divulgação, que incluiu minuciosas análises dos relatórios e uma revisão do histórico da participação no exame.

A escola criou um selo – 1º LUGAR ESCOLAS PRIVADAS RS/SC/PR ENEM 2017. Ele passou a integrar suas postagens em redes sociais. Divulgou também a pontuação média dos seus estudantes no Enem desde 2013, para ressaltar a constante evolução do desempenho.

Foi possível, ainda, através da análise dos dados da ferramenta, apresentar a nota média de 808 pontos na redação. Assim, o ótimo desempenho recebeu o destaque e o reconhecimento que merece.

Partindo dessas estratégias, os dados passaram a integrar diversos tipos de ações de divulgação. O selo incluiu tanto publicações em jornais e revistas, quanto em outdoors e banners.

Fazendo o recorte mais eficiente

O uso de dados para a divulgação da escola pode ser feito de diversas maneiras. Isso quer dizer que é importante encontrar, dentro das inúmeras análises e indicadores, aquilo que estabelece uma narrativa sólida e coerente com o trabalho que vem sendo realizado pela escola e pela equipe.

Se sua escola, por exemplo, tem uma boa nota de Ciências Exatas, ou conseguiu uma evolução anual na pontuação, é possível fazer recortes que enfatizem esses resultados. Assim, ficam em destaque as características e resultados mais relevantes para a construção da imagem pública da escola.

É importante ter em mente que uma narrativa precisa contar uma história. Por isso, vale a pena buscar, entre os dados, aqueles que corroboram com o que queremos contar como instituição. Se somos uma escola que venceu desafios, esse é um recorte interessante. Se nosso foco é expressão e redação, verifique os indicadores relacionados. Se somos uma escola onde só estudam os melhores, esses são os dados que devemos buscar.

Com o olhar direcionado, alinhado aos objetivos da escola, conseguiremos traçar planos de comunicação muito mais assertivos, que se convertem em diversas ações de comunicação: materiais impressos, redes sociais, discurso de quem atende as famílias, professores, alunos e comunidade.

Para continuarmos essa conversa sobre a comunicação da sua escola e como os dados podem ser parte importante dessa construção, clique abaixo e baixe nosso e-book com diversos exemplos reais de escolas nas redes sociais.

uso-de-dados-1

 

Compartilhe

Acompanhe a Tuneduc nas redes

Leia mais no blog
  • Enviaremos um email para agendarmos o horário mais conveniente para você